sexta-feira, 11 de abril de 2014

A música renascentista: Características marcantes

Luca della Robbia: Relevo para um coro, 1431-38. Museo dell'Opera del Duomo, Florença

      Os compositores renascentistas passaram a ter um grande interesse pela música profana (música não religiosa). No entanto, os maiores tesouros musicais foram compostos para a igreja (música sacra). Esses compositores dão muito mais atenção a harmonia. E os contra pontos, que existiam na música medieval, foram muito mais desenvolvidos.
      O estilo da música renascentista é polifônico, onde várias melodias eram tocadas ou cantadas ao mesmo tempo, e o estilo policoral, sem acompanhamento de instrumentos, que revela um alto grau de complexidade e sofisticação de combinações harmônicas.
      Uma das diferenças mais marcantes entre os estilos medieval e renascentista é a tessitura musical - a maneira de como o compositor trabalha o tecido da sua música. Enquanto o músico da idade média procura um jogo de contrastes, construindo sua trama com fios dispostos um contra o outro, o renascentista visa um tecido com fios todos combinados. Em vez de uma tessitura em camadas, ele trabalha a peça, atendendo a todas as partes vocais ao mesmo tempo de modo a obter uma malha polifônica contínua.
      O elemento chave nesse tipo de tessitura é chamado de imitação, ou seja, a introdução de um trecho melódico, que imediatamente depois será repetido ou copiado por outra voz.

                                                                                     MÚSICA VOCAL
      Naquela época os compositores tiveram a ideia de compor peças para mais de um coro, chamadas policorais. Nessas peças policorais haviam dois grupos, onde uma voz vinda do coro da esquerda era respondida por uma voz vinda do coro da direita e vice-versa.

                                                                            MÚSICA INSTRUMENTAL
      Antes do século XVI os instrumentos eram utilizados somente para acompanhar o canto. Contudo, durante o século XVI, os compositores se interessaram cada vez mais em escrever músicas somente para instrumentos. Os instrumentos utilizados na música renascentista são praticamente os mesmos da idade média, além das flautas, alaúdes e violas, os instrumentos de teclados começaram a ganhar popularidade, que podia ser um pequeno órgão, um clavicórdio ou um virginal, para o qual a maioria dos compositores ingleses escreveu peças.

PRINCIPAIS COMPOSITORES:
Josquin des Préz 1440 - 1521
Palestrina 1525 - 1594
G. Gabrieli 1555 - 1612
Monteverdi 1567 - 1643

Para quem quiser ouvir algumas músicas renascentistas :)

Fontes:
http://www.ahistoria.com.br/musica-renascentista/
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista
http://www.renatacortezsica.com.br/paginas/musica1.htm

5 comentários:

  1. Já existia na idade média, porém era proibida pelo clero que no renascimento passou a aceitar.

    ResponderExcluir
  2. parabens aos criadores bem explicativo e direto

    ResponderExcluir
  3. ótima explicação sobre a Música Renascentista! Parabèns!

    ResponderExcluir
  4. o carai quando postar algo coloca a merda da referencia pelo amor de deusssssssss
    vai parecer que é plagio se eu não colocar as referencias de acordo com as normas da abnt
    mas o trabalho ta otimoo, bem resumido e da praa entender direitinho

    ResponderExcluir