domingo, 13 de abril de 2014

Relação entre música e artes plásticas no renascimento!

A arte plástica renascentista foi marcada por grandes artistas como Michelangelo, Donatello, da Vinci e Botticelli. A mesma começou quando os artistas da Itália e Flandres descobriram que a arte poderia ser usada não só para contar a história sagrada de modo comovente, mas também para refletir situações do mundo real. Os artistas de toda parte começaram a fazer experimentos em busca de efeitos novos e surpreendentes, e foi esse ocorrido que concretizou o fim das artes plásticas medievais.

A partir desse momento, a música começou a se tornar uma peça essencial nas artes plásticas. Os pintores passaram a se concentrar em fazer traços leves e soltos em substituição da rígida simetria existente nas obras anteriores, a transformando em uma peça musical, na qual transmitia sentimentos semelhantes aos da música para quem a observava.

A música renascentista possuía polifonia - uma técnica constituída em duas ou mais vozes que, juntas, desenvolvem um caráter melódico e rítmico, formando um efeito repetitivo delas -, e a mesma foi utilizada
em algumas obras da época, como “O Martírio de São Sebastião” de Antonio Pollaiuolo, onde há uma repetição de personagens, causando o efeito citado. Veja abaixo:

Antonio Pollaiuolo
O Martírio de São Sebastião, 1475

A mesma polifonia contribui com mais consistência à voz da canção, podendo ser comparada com as formas de cores e pinturas das obras, que ao serem misturadas as tintas, dão à tela um efeito mais “chamativo” e, novamente, consistente. Além dela, há a presença do clímax – o ponto mais alto - das canções, que podem ser facilmente reconhecidos nos quadros renascentistas. Veja abaixo alguns exemplos:


Sandro Botticelli
A Primavera, 1477-1482
Sandro Botticelli
O Nascimento de Vênus, 1484-1486

Outro fator, é o estilo elegante e sereno das músicas que pode-se ser reparado em traços de inúmeras obras. Um claro exemplo é o rosto de "David", obra de Michelangelo, onde podemos encontrar em seu rosto a elegância, nos mínimos detalhes, e a serenidade, em sua expressão facial. Veja abaixo alguns exemplos:
Michelangelo Buonarroti
David, 1501-1504

Detalhe da obra David
Leonardo da Vinci
Mona Lisa, 1503-1517
Donatello
David, 1408-1409
Donatello
David, 1430-1440
Michelangelo Buonarroti
Pietà, 1498-1499

Por fim, eis uma música que nos remete à todas as características citadas anteriormente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário